Páginas

quinta-feira, 25 de março de 2010

Amigos, preconceito escancarado em relação a obesos

Como uma mulher cuja altura e peso me colocam na categoria de obesa na tabela de índice de massa corporal, recentemente me encolhi quando Michelle Obama falou sobre colocar suas filhas de dieta.

Embora tenha certeza de que as intenções da primeira-dama são as melhores, também sei que seus comentários sobre obesidade infantil acrescentarão um fardo ainda maior estigma de ter sobrepeso nos Estados Unidos.

Em agosto do ano passado, Delos M. Cosgrove, cirurgião cardíaco e presidente da prestigiada Clínica Cleveland, disse a um colunista do New York Times que, se pudesse se escapar legalmente, nunca contrataria um obeso.

Ele provavelmente conseguiria se safar, na verdade, pois nenhuma legislação federal protege os direitos civis dos trabalhadores gordos, e apenas um estado, Michigan, proíbe a discriminação baseada no peso.

Cosgrove pode ser direto demais, mas está longe de estar sozinho. Posturas públicas sobre gordos nunca foram tão críticas; estigmatizar pessoas gordas se tornou não apenas aceitável mas, em alguns círculos, necessário.

Já me sentei em reuniões com colegas que nem sonhariam em depreciar cor, sexo, classe social ou atratividade geral de alguma pessoa, mas que parecem tranqüilos ao comentar sobre seu peso.

Ao longo dos últimos anos, os gordos se tornaram bodes expiatórios para todos os tipos de desgraças culturais. "Hoje, existe uma atmosfera onde não há problema em colocar a culpa de tudo no peso", disse Linda Bacon, pesquisadora nutricional e autora de "Health at Every Size: The Surprising Truth About Your Weight" (Saúde de Todos os Tamanhos: a Surpreendente Verdade Sobre sua Saúde, sem versão em português).

"Se estamos preocupados com a mudança climática, alguém aparece com um artigo sobre como as pessoas gordas pesam mais, portanto precisam de mais combustível, e culpam aqueles acima do peso pela mudança do clima. Temos essa forte crença de que é culpa deles, que tudo se explica pela gula ou falta de exercícios".

Não é segredo que ser gordo raramente é bom para sua carreira. Heather Brown experimentou isso em primeira mão. Alguns anos atrás, ela se candidatou a um emprego de redatora numa pequena organização sem fins lucrativos na região de Boston.

Depois de uma bem-sucedida entrevista por telefone, ela foi convidada a comparecer no escritório. "Assim que cumprimentei a entrevistadora, já sabia que ela não me contrataria", disse Brown. "Ela lançou um olhar de absoluto desdém. Durante a entrevista, ela nem mesmo olhava para mim, ficava olhando para o lado", diz. Brown, de 36 anos, trabalha hoje como reitora-assistente numa faculdade próxima a Chicago.

Essa história é familiar para pessoas como Bill Fabrey, advogado que fundou, em 1969, a Associação Nacional para Acelerar a Aceitação dos Gordos nos Estados Unidos.

Os arquivos da organização, segundo ele, são repletos de histórias de pessoas que perderam empregos ou promoções por conta do peso, ou que nem chegaram a ser contratas.

Algumas das mais deliberadas discriminações a gordos vêm de profissionais da medicina. Rebecca Puhl, psicóloga clínica e diretora de pesquisa do Centro Rudd de Diretrizes Alimentares e Obesidade, em Yale, estudou o estigma da obesidade por mais de uma década.

Mais da metade dos 620 médicos entrevistados para um estudo descreviam pacientes obesos como "estranhos, sem atrativos, feios e improváveis de obedecer a um tratamento" (essa última é significativa, pois médicos que acham que os pacientes não seguirão suas instruções acabam tratando e prescrevendo de maneira diferente).

Puhl disse estar especialmente incomodada com o quão abertamente os médicos expressavam seus preconceitos. "Se estivesse estudando preconceitos de gênero ou raça, eu não poderia usar as ferramentas de avaliação que uso, pois as pessoas não seriam tão verdadeiras", afirmou. "Elas tentariam ser mais politicamente corretas".

Apesar da abundância de pesquisas mostrando que a maioria das pessoas é incapaz de realizar mudanças significativas e de longo prazo em seu peso, fica claro que os médicos tendem a enxergar a obesidade como uma questão de responsabilidade pessoal.

Talvez eles vejam a vergonha como uma estratégia de tratamento de saúde. Caso seja verdade, isso está funcionando? Não muito.

Pessoas acima do peso fogem de tais julgamentos simplesmente evitando visitas ao médico, seja para exames de rotina, preventivos ou problemas de saúde urgentes.

De fato, Peter A. Muennig, professor-assistente de política de saúde em Columbia, diz que o estigma pode fazer mais que manter as pessoas acima do peso longe dos médicos: ele pode até mesmo deixá-los doentes.

“O preconceito é intensamente estressante", diz. "O estresse coloca o corpo em alerta total, o que eleva a pressão, o nível de açúcar, tudo que você precisa para combater ou fugir do predador".

Com o tempo, esses estresses crônicos levam a um quadro de pressão alta, diabetes e outras doenças, muitas delas (surpresa!) associadas à obesidade.

Em estudos, Muennig descobriu que as mulheres que dizem se sentir pesadas demais sofrem de mais doenças mentais e físicas do que aquelas que se dizem confortáveis com seu tamanho - não importando seu peso.

Um recente estudo mostra que, quando mais alta a massa corporal de um paciente, menos respeito o médico expressa por ele. E quanto menos respeito um médico tem por seu paciente, segundo Mary Huizinga, principal autora do estudo e professora-assistente da Escola de Medicina Johns Hopkins, menos tempo o médico passa com o paciente - e menos informação ele oferece.

No último outono nos Estados Unidos, a Universidade Lincoln, no sul da Pensilvânia, anunciou que iria pesar e medir todos seus calouros, e exigiriam que aqueles com um IMC acima de 30 se inscrevessem numa aula especial de fitness.

Defensores dos direitos dos gordos chamaram isso de discriminação: se a aula de fitness era tão importante para a saúde do aluno, não deveria ser obrigatória para todos? Os administradores da universidade voltaram atrás após um furacão de repercussões negativas.

Mas a controvérsia destaca o fato de que esse estigma não diz respeito a aprimorar a saúde dos indivíduos, como sustentam médicos como Delos Cosgrove. Se assim fosse, as conversas seriam sobre saúde, em vez de números na escala e tabela de IMC.

Linda Bacon conta a história de uma adolescente acima do peso, cuja escola passava por uma "campanha de bem-estar". Os corredores foram cobertos com pôsteres dizendo: "Evite a obesidade adolescente". Depois que os cartazes foram afixados, segundo a menina, seus colegas de escola começaram a ridicularizá-la em público, apontando para a menina obesa dos cartazes e dizendo: "Olhem a menina gorda".

Ela conta que os alunos mais pesados foram induzidos a sentir culpa por suas escolhas de almoço, enquanto os magros podiam comer qualquer coisa sem ouvir comentários - mesmo que fosse exatamente o que as crianças gordas estavam comendo.

"O estigma dá às crianças magras permissão para achar que há algo de errado com as crianças mais pesadas", disse Bacon, a pesquisadora nutricional. "E isso não ajuda com que olhem para seus próprios hábitos de saúde. Tem de haver uma maneira de fazer isso de forma mais respeitosa e eficiente", diz.

Harriet Brown leciona jornalismo para revistas na Newhouse School, em Syracuse, NY.

© 2010 New York Times News Service (Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/24032010/84/mundo-preconceito-escancarado-relacao-obesos.html)

terça-feira, 23 de março de 2010

O que vai na ração humana original

QUINUA REAL Espécie nativa da região do Altiplano Boliviano, encontrada a 3.800 m, na Cordilheira do Andes. Qualificada pela Academia de Ciências dos EUA como o melhor alimento de orígem vegetal para consumo humano. Possui 20 aminiácidos, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação da proteína completa.
AGAR AGAR É uma mucilagem rica em minerais, extraída de várias espécies de algas aquáticas. Utilizado para tratamento de obesidade e prisão de ventre, devido às propriedades que ajudam a controlar o tempo certo do trânsito intestinal, para que haja a absorção correta dos nutrientes
AÇÚCAR MASCAVO Obtido somente através da evaporação do caldo da cana, sem processo de refino. Considerada ótima opção para substituir o açúcar branco, que é tratado quimicamente e, por isso, isento de sais minerais e vitaminas.
AVEIA Contém uma espécie de goma, que envolve as moléculas gordurosas, dificultando sua absorção pelo organismo. Rica em vitamina B, proteínas, ferro, cálcio e carboidratos, atuando na formação dos ossos e do sangue.
CACAU Contém os minerais cromo, ferro, magnésio, potássio e fósforo. Não contém açúcar, é fonte de energia e estimulante da produção de serotonina, o hormônio do bem-estar
FIBRA DE TRIGO É a película externa da parte comestível do grão de trigo, que é moído sem passar por processos de beneficiamento, mantendo assim todos os seus nutrientes e vitaminas essenciais ao funcionamento do metabolismo. Rico em proteínas, fibras e ferro
FARINHA DE ARROZ INTEGRAL Esta farinha preserva a película e o gérmen dos grãos onde está a maior parte dos nutrientes. Possui grande quantidade de fibras, vitaminas B1, B2, B5, B6 e é regenerador do sistema nervoso.
FARINHA DE CASCA DE MARACUJÁ Esta farinha tem como propriedade o controle da taxa de açúcar no sangue por ser rica em pectina, uma fibra solúvel que no nosso organismo forma um gel, dificultando a absorção de carboidratos de uma maneira geral, inclusive da glicose
FARINHA DE MILHO Muito energético, o milho traz em sua composição vitaminas A e do complexo B, proteínas, gorduras, carboidratos, cálcio, ferro, fósforo e amido. As cascas dos grãos são ricas em fibras.
EXTRATO DE SOJA Obtida a partir do tratamento térmico e moagem, mantendo integralmente as características nutricionais do grão. É rica em isoflavona e possui vitaminas do complexo B, proteínas e os minerais, cálcio, fósforo e magnésio
GERGELIM COM CASCA Fonte de reposição de cálcio, ajuda a restaurar a vitalidade e ameniza os efeitos de sobrecarga física.
GÉRMEN DE TRIGO Oriundo da base do grão do trigo, onde há a maior concentração de seus nutrientes. Rico em sais minerais, proteínas e vitaminas do complexo E, B e K. Auxilia no desenvolvimento e no crescimento.
GUARANÁ EM PÓ Contém alto teor de cafeína, que é estimulante.
LEVEDO DE CERVEJA Indicado às pessoas que dispõem de intensa atividade física e mental. Repõe sais minerais e vitaminas, fortalecendo o sistema imunológico. Rico em vitaminas do complexo B, manganês, cromo e fósforo.
SEMENTE DE LINHAÇA Rica em ácidos graxos, Omega 3, Omega 6, proteínas, sais minerais, vitaminas e aminoácidos essenciais. Auxilia e ameniza os distúrbios causados pela tensão pré-menstrual e menopausa.

terça-feira, 16 de março de 2010

CONFIRA AS DICAS PARA EMAGRECER COM SAÚDE

Confira as 14 metas da educação alimentar, indicadas pelo Centro de Referência em Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).
1) Faça de 5 a 6 refeições por dia.
2) Frutas na sobremesa e nos lanches.
3) Coma verduras e legumes no almoço e no jantar.
4) A porção de carne deve ser do tamanho da palma da mão.
5) Troque a gordura animal por vegetal e consuma com moderação.
6) Modere nos açúcares e nos doces.
7) Diminua o sal e os alimentos ricos em sódio.
8) Consuma leite ou derivados na quantidade recomendada.
9) Consuma pelo menos 1 porção de cereal integral.
10) Coma uma porção de leguminosas por dia.
11) Reduza o álcool. Evite o consumo diário.
12) Beba no mínimo 2 litros de água por dia.
13) Faça pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.
14) Aprecie sua refeição. Coma devagar.
Primeira regra é fazer de cinco a seis refeições por dia
Segundo a psicóloga Adriana Cezaretto, da USP, devemos evitar armadilhas, como estabelecer metas grandiosas para se perder peso.
Mudar hábitos que trazemos da infância é realmente muito complicado. O conselho da psicóloga Adriana Cezaretto, da USP, é para evitar criar armadilhas, como estabelecer metas grandiosas para se perder peso.

“O que a gente adquire em 40 anos a gente não perde em três semanas. É um sacrifício imenso para o corpo e, muitas vezes, não tem como. E aí a pessoa não conseguiu aquela meta maior. A gente costuma falar de metas curtas: faça o que é possível”, declara a psicóloga.
E o que é possível para cada um de nós? Nosso grupo participa de uma aula sobre o assunto. As nutricionistas têm uma lista de 14 metas que devemos tentar alcançar pouco a pouco, pelo menos duas a cada semana, para que possamos chegar ao nosso objetivo.

A primeira das metas é importantíssima: faça de cinco a seis refeições por dia - café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e, para quem vai dormir tarde, o lanche da noite.

“O importante é não ficar mais de três horas sem comer. Então, vocês vão ter que se organizar no dia a dia de vocês para introduzir estas refeições”, diz a Dra. Samantha para os pacientes.
A segunda meta é usar as frutas como sobremesa e como opção daquele lanchinho rápido entre as refeições. Mas elas têm açúcar e o consumo aconselhado é de três a quatro porções por dia.

A meta número três é incluir verduras e legumes no almoço e no jantar. A de número quatro é difícil para muita gente: o tamanho da porção de carne numa refeição não deve ser maior do que a palma da mão. A meta seguinte é trocar a gordura animal por vegetal. Quanto ao azeite extra virgem, dá para consumir duas colheres de sopa nas saladas por dia. Já o óleo de cozinha é preciso restringir. A especialista explica, então, a quantidade que se deve usar em casa. “Vamos considerar uma família com dois adultos e duas crianças. Devemos utilizar uma lata de óleo por mês. No seu caso, você teria que utilizar meia lata de óleo. Isso é sinal que gente está fazendo muita fritura ou está adicionando muito óleo aos alimentos, para fazer arroz ou feijão. Dá pra gente diminuir esta quantidade”, explica a Dra. Samantha para a empregada doméstica.
Sobre as bebidas alcoólicas, a nutricionista explicou por que elas são grandes vilãs das dietas de emagrecimento. "A bebida tem concentração de carboidratos, que oferece em torno de quatro calorias por grama, enquanto o álcool fornece sete calorias por grama. A bebida alcoólica é muito calórica, é bem diferente da água." Com relação aos refrigerantes de baixa caloria, como os lights e os chamados 'zero', Viviane ressaltou: "Eles até podem ser isentos de açúcar, mas não agregam nada de nutritivo. Além disso, têm muitas substâncias químicas."
http://g1.globo.com/globoreporter

5/5 - Globo Reporter - Dieta de Emagrecimento

http://www.youtube.com/watch?v=46BHQps1kZg&feature=related

4/5 - Globo Reporter - Dieta de Emagrecimento

http://www.youtube.com/watch?v=EUuFuFBSy24&feature=related

3/5 - Globo Reporter - Dieta de Emagrecimento

http://www.youtube.com/watch?v=I_YaaTOHRmY&feature=related

2/5 - Globo Reporter - Dieta de Emagrecimento

http://www.youtube.com/watch?v=mBjeMcRnR0A&feature=related

1/5 - Globo Reporter - Dieta de Emagrecimento

http://www.youtube.com/watch?v=vbH2odxqZZ4

quinta-feira, 11 de março de 2010

Um exemplo de vida

http://www.youtube.com/watch?v=TWkQU7AW2c0

Sedentarismo Matéria

http://www.youtube.com/watch?v=kzg96Iz8TAk

Sedentarismo, o Mal do Século?

Hoje em dia fala-se muito em tecnologia, sedentarismo, qualidade de vida, bem-estar, mas será que sabemos o que é isto? Onde eu me encaixo nisso tudo? Como fazer para não ser sedentário e ter melhor qualidade de vida? Essas e outras perguntas perambulam em conversas cotidianas...
Segundo a Organização Mundial da Saúde: “O sedentarismo vem crescendo de forma alarmante no mundo inteiro, deixando de ser uma preocupação meramente estética para se transformar num problema grave de saúde publica, numa epidemia global”. O sedentarismo nada mais é do que a lei do menor esforço, ou seja, usar a escada rolante, usar o elevador, andar de carro e, principalmente, a falta de exercício físico.
Com o sedentarismo vem a obesidade pelo fato de não ocorrer um gasto calórico positivo, pois ingere-se muita caloria e gasta-se quase nada e para combater este mal que vem assombrando a população se faz necessário uma reeducação de hábitos do dia-a-dia.
De acordo com o trabalho realizado pelo Laboratório de Performance Humana do Departamento de Saúde Pública da Califórnia, que mostrou a relação entre hábitos saudáveis e qualidade de vida,os Homens poderiam adicionar onze anos de vida e as Mulheres sete anos seguindo seis destes sete hábitos : exercício físico regular;
Sono adequado; um bom café da manha; refeições regulares; controle de peso; abstinência de cigarros e drogas; abstinência ou uso moderado de álcool; Com todo esse processo sedentário pelo qual a humanidade vem passando pode se dizer que a obesidade é a marca registrada da civilização.
A obesidade ocorre por dois fatores: inatividade física e em relação a quantidade e a qualidade do que se come, o que acaba gerando um desequilíbrio na balança da ingestão e gasto calórico.
Com este aumento progressivo de peso corporal, pode vir a ocorrer algumas outras enfermidades, tais como: contaminações por fungos nas dobras cutâneas; algumas limitações de movimento; acentuada sobrecarga na coluna e membros inferiores; varizes; hipertensão arterial; doenças cardiovasculares; doenças cérebro-vasculares; diabetes mellitos tipo II; câncer; osteoartrite entre outras (VILAS BOAS, 2005). O tratamento da obesidade envolve alguns fatores essências, como: reeducação alimentar, aumento da atividade físicos e cuidados médicos.
No caso das atividades físicas ou exercícios físicos tem-se um fator muito importante: a individualidade biológica, pois cada indivíduo responderá biologicamente diferente no que diz respeito à escolha da atividade; pois proporcionando prazer fica mais fácil atingir o objetivo prescrito pelo profissional capacitado.
Contudo fica claro que permanecer “parado” não traz qualquer tipo de beneficio à saúde, muito pelo contrário, contribui para um processo degenerativo da saúde.
Por isso existem inúmeros meios e métodos para combater este mal que vem rondando a civilização e com o auxílio de profissionais especializados isso tudo ficou mais fácil e seguro de se combater.
Portanto, escolha o exercício físico ou a modalidade esportiva que mais lhe agrade e mais lhe proporcione prazer e vá à luta por uma vida mais saudável!



Henrique Vilas Boas ROSA


segunda-feira, 8 de março de 2010

Dez mandamentos para prevenir o infarto do miocárdio (ataque cardíaco)

1- Pare de fumar. Se você é fumante , parar de fumar diminui muito o risco de ocorrer um infarto do miocárdio ( ataque cardíaco ). Este risco diminui 50% em dois anos , podendo tornar-se igual ao de alguém que nunca fumou em 7 a 12 anos. O estudo INTERHEART (estudo sobre a importância dos fatores de risco no infarto do miocárdio ) demonstrou que nos fumantes , o risco relativo de um infarto dobra a partir de 5 a 10 cigarros por dia . Este risco aumenta em até oito vezes , nos indivíduos que fumam cerca de duas carteiras por dia ( 40 cigarros ). Leia as páginas sobre como parar de fumar.
2- Faça exercícios físicos regularmente.Recomenda-se a realização de exercícios físicos aeróbicos ( andar , correr , pedalar , dançar , nadar e fazer hidroginástica ) , pelo menos 3 vezes por semana ( 5 a 7 vezes para os indivíduos que precisam perder peso ) , por no mínimo 30 minutos , com uma intensidade moderada ( ao fazer o exercício você fica um pouco ofegante , mas consegue falar frases inteiras ) . As atividades físicas do dia-a-dia ( ex: caminhar por 15 minutos para ir ao trabalho e mais 15 minutos para voltar do trabalho ) , também trazem resultados positivos .
3- Alimente-se de uma forma saudável.Procure ingerir um quantidade de calorias diárias , que lhe ajude a atingir um peso adequado . O estudo INTERHEART demonstrou que a ingestão diária de frutas , verduras e legumes, ajuda a prevenir um infarto do miocárdio . Limite a ingestão de sal em menos de seis gramas ao dia ( cerca de seis colheres rasas de chá de sal , ou seja , 4 colheres rasas de chá de sal para o preparo dos alimentos , mais duas colheres de sal próprio dos alimentos ). Evite os alimentos ricos em colesterol ( ingira menos de 300mg de colesterol ao dia ) , os quais são exclusivamente de origem animal ( derivados do leite com alto teor de gordura , gordura aparente das carnes , gema dos ovos , pele das aves , miúdos , embutidos e certos frutos do mar ) . Evite também as gorduras saturadas ( frituras ) e as gorduras trans ou hidrogenadas , as quais são encontradas em alguns produtos industrializados como molhos , sorvetes , bolos e certos biscoitos . Procure ingerir peixe , principalmente os ricos em ácidos graxos omega 3 ( sardinha , truta , salmão e bacalhau ) , pelo menos duas vezes por semana. Os Fitoesteróis são substâncias antioxidantes de origem vegetal que podem ser encontradas em margarinas enriquecidas, que são uma ótima opção para substituir a manteiga ou as margarinas com gorduras hidrogenadas. Procure ingerir alimentos ricos em fibras (cereais, frutas, verduras e legumes). Derivados da soja , grão integrais , nozes , assim como outros alimentos , apresentam efeitos comprovadamente benéficos sobre as gorduras do sangue e a aterosclerose ( leia as páginas sobre alimentos funcionais ).
4- Procure ingerir bebidas alcoólicas moderadamente. A ingestão regular de bebidas alcoólicas , como o vinho tinto , não deve ser estimulada com o objetivo de prevenir um infarto do miocárdio . Se você é homem e costuma beber, procure restringir a ingestão de álcool em 30 gramas de etanol por dia (700 ml de cerveja = 2 latas de 350 ml ou 300 ml de vinho = 2 taças de 150 ml ou 100 ml de destilado = 3 doses de 30 ml) . Se você é mulher, essa ingestão deverá ser de 15 gramas de etanol, ou seja, 50% da quantidade permitida para homens. Lembre-se: o álcool é calórico, pode aumentar os níveis de açúcar , ácido úrico e triglicerídeos , além de poder causar dependência física e psíquica ( alcoolismo ).
5- Persiga o seu peso ideal. Um índice de massa corporal (IMC = peso dividido pela altura ao quadrado ) inferior a 25 kg/m2 e uma circunferência abdominal inferior a 94 cm nos homens e 80 cm nas mulheres , são as metas a serem obtidas quando o assunto é peso e medidas. Para uma perda de peso, uma dieta hipocalórica e a prática diária de exercícios físicos , são fundamentais. A utilização de medicamentos poderá ser útil. A cirurgia bariátrica pode ser indicada para casos selecionados.
6- Não deixe de ir em consultas médicas periódicas.Consulte regularmente seu (s) médico (s) de confiança. Retorne ao consultório para as reavaliações clínicas dentro do tempo estipulado por seu médico.
7- Realize todos os exames complementares solicitados pelo seu médico. O resultado destes exames será fundamental para avaliação do seu quadro clínico e, conseqüentemente, para a definição de um plano de prevenção e tratamento adequado para você.
8 - Não deixe de usar as suas medicações de uso contínuo. Para o combate dos fatores de risco para o infarto do miocárdio ( , como a hipertensão arterial , as dislipidemias , o diabete melito, a obesidade, o hábito de fumar , entre outros , poderá ser necessária a utilização de medicamentos. A maioria destas drogas serão de uso contínuo e indefinido. Use as medicações prescritas por seu médico regularmente. Não pare de usá-las sem a sua permissão.Evite trocas no balcão das farmácias.
9- Combata o estresse e a depressão. Se você está estressado ou até depressivo , procure o seu médico de confiança. Estas duas situações aumentam o seu risco de você sofrer de um infarto do miocárdio. Provavelmente será necessária a avaliação de um profissional especializado na área, como um psiquiatra ou psicólogo. Exercícios físicos, técnicas de relaxamento, psicoterapia e o uso de medicamentos, poderão ser necessários.
10 - Dedique pelo menos um dia da semana totalmente voltado para você e o convívio junto de seus familiares. Permaneça a maior parte do tempo possível junto das pessoas que você ama. Procure viver em paz e harmonia com o mundo que está em sua volta.
“ O conteúdo das matérias desse portal é de caráter meramente ilustrativo e informativo. Nenhuma informação obtida a partir deste conteúdo, deverá substituir , do ponto de vista ético ou legal , a orientação de um médico ( ou de outro profissional da área da saúde ) , em relação aos aspectos preventivos, diagnósticos e de tratamento , das diversas doenças ou condições clínicas”.

Dr. Tufi Dippe Jr.
CRM 13700- PR
Portal do Coração

INFARTO - ATAQUE DO CORAÇÃO

Link ABC da Saúde

Vale a pena conferior.

href="http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?300">

sexta-feira, 5 de março de 2010

Se quer parar de Fumar veja isso!!!

http://www.youtube.com/watch?v=a5SB9iMF2hk&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=1kyTTGDDAgM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=kG2gmZgKO20

http://www.youtube.com/watch?v=45P-B891ISA

RAZÕES PARA VOCÊ PARAR DE FUMAR

1) Crianças asmáticas, em geral, têm pais fumantes.
2) Se todas as pessoas parassem de fumar ao mesmo tempo, o índice de câncer cairia em 30% em todo o mundo.
3) Crianças asmáticas, em geral, têm pais fumantes. O fumante passivo, ou involuntário, fuma de 30% a 50% do que o ativo fuma, principalmente em ambientes fechados, onde não há renovação do ar. Fumar fora de casa pode amenizar, mas ao entrar no ambiente o fumante traz o cheiro no corpo todo, no hálito, nas roupas, o que também é prejudicial para os asmáticos. Em geral, a criança asmática é fumante passiva.
4) Dados do Ministério da Saúde mostram que 90% dos casos de câncer de pulmão , 75% dos casos de bronquite crônica e 35% dos casos de infarto do miocárdio entre relacionados de vício do tabagismo.
5) Estima-se que 10 mil brasileiros morram anualmente em conseqüência de doenças relacionados ao tabagismo.
6) Quem fuma uma carteira de cigarros pôr dia , consome em uma semana , 400mg de nicotina. Consome , em doses "Homeopáticas ", uma quantidade suficiente para matar um ser humano se for consumida de uma só vez.
7) A fumaça do cigarro inalada pelas crianças pode causar graves infecções no ouvido. Um estudo com 600 crianças de 36 escolas canadenses, concluiu que aquelas expostas ao fumo passivo correm risco maior de sofrer infecções no ouvido médio. As crianças que respiram fumaça de cigarro em casa ou em outros lugares nos primeiros anos de vida são mais propensas a sofrer freqüentemente de infecções de ouvido. Em alguns casos a infecção pode se tornar crônica. Os pesquisadores analisaram a exposição das crianças ao cigarro, assim como alimentação, condições escolares, nível sócio-econômico familiar e outros fatores que podem influir no risco de infecções. Para determinar com maior exatidão o grau de exposição das crianças à fumaça do cigarro, eles analisaram em laboratório amostras de cabelo das crianças pesquisadas.
8) O fumo é principal causa de muitas doenças graves , inclusive o câncer de pulmão e doenças do coração e circulação.
9) Parando de fumar , suas probabilidades de ter doenças relacionadas como tabaco diminuir a cada dia que passa .
10) Um fumante médio tem 15 dia vezes mais chance de morrer de câncer no pulmão do que o não fumante . As chances diminuem após parar de fumar , e depois de 15 anos os riscos são os mesmos de um não fumantes .
11) A nicotina é droga que vicia e age no sistema nervoso , aumentando o ritmo cardíaco e o risco de se desenvolver ver ritmo cardíaco anormal .
12) Há riscos graves associados ao fumo na gravidez, pois a nicotina e o monóxido de carbono na corrente sangüínea contraem os vazos sangüíneos na placenta , fazendo com que menos oxigênio e nutrientes cheguem ao bebê . Isso pode prejudiacar muito o crescimento do feto , que pode nascer abaixo do peso.
13) O alcatrão contido na fumaça do tabaco se acumula como um visco que congestiona e irrita os pulmões e outras partes do aparelho respiratório, provocando distúrbios como bronquite crônica, efizema , e em alguns casos câncer no pulmão , uma doença gravíssima que é quase desconhecidas em não fumantes .
14) Os produtos tóxicos do alcatrão também são absorvidos pela corrente sangüínea , e depois eliminados pela urina . A presença dessas substâncias irritantes na bexiga contribui para o desenvolvimento de câncer na bexiga.
15) Provados os efeitos nocivos do fumo ao viciado, uma nova bateria de estudos mostra cientificamente iguais riscos aos não fumantes . Depois de acompanhar 6.600 pessoas que vivem com fumantes , a Associação Médica Britânica concluiu que a inalação passiva da fumaça aumenta em 30% os riscos de câncer.
16) Os pulmões têm cílios, estruturas semelhantes a apelos, que varrem para fora as impurezas e a secreção natural . Cada cigarro interrompe pôr duas horas a ação desses cílios .Conclusão: quanto mais se fuma, mas se acumula impurezas nos pulmões . E o alcatrão depositado desenvolve ação cancerígena.
17) Cada cigarro fumado diminui sua vida em 14 minutos. Meio maço pôr dia significa menos duas horas e 20 minutos.
18) As mulheres de fumantes estão 19 pôr cento mais propícias a morrer de problemas cardíacos do que as mulheres de não fumantes . Nos homens , o índice é de 23 pôr cento nos casados com mulheres fumantes . O ideal , pôr tanto, é um casamento sem fumaça no meio.
19) Pelo menos 32 mil crianças de cinco a nove anos fumam regularmente no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer considera este número preocupante , colhido pelo IBGE.
20. Se você é fumante, fuja dos Estados Unidos, ou largue o vício. Em Nova York, por exemplo, o cigarro só perde em falta de popularidade para estuprador e molestador de crianças.
21. Pessoas que fumam diariamente têm o dobro do risco de sofrer de depressão. Além disso, pessoas que sofrem de depressão seriam mais propensas a aumentar a quantidade de cigarros fumados por dia. O Henry Ford Health System, de Detroit, estudou mil adultos de 21 a 30 anos durante cinco anos e concluiu: pessoas deprimidas usam a nicotina como automedicação, e quem fuma apenas eventualmente mas é deprimido têm três vezes mais chances de se tornar um fumante diário.
22. Revelação de pesquisa fumacenta, com 2.000 mil executivos e executivas do Brasil: em dois anos de Real, caiu em 15% o tabagismo entre os homens . Em mulheres aumentou em 10%.
23. Fumar durante a gravidez pode aumentar o risco de complicações respiratórias, na formação congênita. A fumaça entra nos alvéolos do pulmão, e na corrente sanguínea e vai direto para o bebê. A nicotina também circula pelo cérebro da gestante e pelo cordão umbilical. As sequelas são bebê de baixo peso corporal e cerebral, e menos inteligente.
24. Mães fumantes tem 50% mais chance de aborto espontâneo.
25 Pesquisas recente confirmam que o tabagismo tem prejudicado a saúde das mulheres de maneira diferente que a dos homens, e que os efeitos das substâncias tóxicas que compõem o cigarro às características anatômicas, hormonais e fisiológicas que predispõem a doenças. O cigarro tem grande poder deletério sobre o organismo feminino, não apenas na gestação, mas também na fase reprodutiva, sua associação com anticoncepcionais leva a maior incidência de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e doenças tromboembólicas, sendo que este risco relacionado diretamente com a idade da paciente. Há estudos relacionando o fumo com diminuição da fertilidade feminina, pôr uma menor produção ovariana de estrogênios.
26.O hispoestrogenismo causado pelo fumo tem graves resultados sobre o sexo feminino, como a antecipação da menopausa de um a três anos, e a osteoporose que implica em maior risco de fraturas, além de causar um menor índice de colágeno na epiderme, levando ao surgimento de rugas mais precocemente.
27. Em crianças, dificuldades no aprendizado estão relacionadas com substâncias tóxicas assimiladas por mães fumantes durante a gestação, que levariam a um menor desenvolvimento do sistema nervoso central, por déficit de circulação e oxigenação já na vida intra-uterina.
28.Apesar de o tabagismo ser um fator de risco importante relacionado com doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial sistêmica, ele também predispõe ao câncer da boca, faringe, esôfago, rim, bexiga e colo do útero. Deixar de fumar tem grande efeito benéfico, havendo diminuição do risco de câncer de pulmão, do colo do útero, e de doenças cardiovasculares.
29. As mulheres freqüentemente associam o cigarro a emoções negativas como depressão, "estresse", raiva e solidão, às quais podem estar expostas. Submeter-se, portanto, a um plano de tratamento do tabagismo significa não apenas evitar lapsos e recaídas, mas é um desafio que implica em reconquistar o direito à beleza e à qualidade de vida.
28. Cuidado com a nicotina! Adverte estudo publicado na revista científica. "Nature": é tão perigosa quanto a cocaína, a heroína, a morfina, a dopanina, e tantas outras drogas que rimam com ina.
29.Existe um consenso na sociedade de que o ato de fumar é considerado normal e os não fumantes é que incomodam ou são diferentes. No entanto existem 4.720 substâncias na fumaça do cigarro . Destas, pelo menos 40 já foram isoladas e caracterizadas com cancerígenas. A informação é do clínico Alcides Prante Júnior, do Núcleo de Atendimento ao Fumante do Hospital Militar, em Curitiba. Outras substâncias são radioativas, ou classificadas como irritantes das vias aéreas superiores ou os índices de nicotina e monóxido de carbono estão maiores que o máximo recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
30. O cigarro é o maior multitóxico que o homem traz para o organismo.
31. A nicotina provoca a dependência. O monóxido de carbono afeta a vitalidade dos tecidos e diminui o calibre dos vasos sangüíneos e outras substâncias comprometem os pulmões dificultando a purificação da árvore respiratória .
32. Está cada vez mais difícil ouvir a outrora tradicional pergunta da hora do check-in: 'Fumante ou não fumante?'. A onda antitabagista chegou de vez os aviões. Empurradas pela quase neurótica discriminação americana contra as apreciadores de tabaco, empresas como American Air Lines, United Airlines e Canadian Airlines - entre as maiores do mundo - já não aceitam o cigarro em nenhuma de suas rotas. As empresas brasileiras ainda tentam lutar contra a tendência, considerada pôr alguns irreversível. A área de fumantes nos aviões tem diminuído sensivelmente, no entanto. Na VASP, pôr exemplo, são apenas duas fileiras. A primeira empresa a adotar a proibição ao fumo foi a Canadian, que aboliu o fumacê aéreo há quase oito anos . Depois veio a United, seguida de perto pela American. Pelo bem-estar dos funcionários e dos próprios passageiros, parece não haver volta para a decisão, confirma o gerente de vendas da Canadian no Brasil, o ex-fumante Gleyson Ranieri. A proposta deu tão certo que hoje usamos a proibição como arma para aumentar vendas.
33. José Rosemberg, presidente da comissão de Prevenção e Controle de Tabagismo da Secretaria Estadual de Saúde, um dos maiores especialistas do ramo no Brasil, afirma que os danos causados pela fumaça do cigarro se multiplicam no ambiente de uma cabine de avião. As condições atmosféricas são as piores possíveis para o tabagismo, diz. ' E quem mais sofre com isso é a tripulação.' Ele aponta a baixa umidade relativa do ar- em torno de 15% durante o vôo- e a menor pressão atmosférica interna como os principais responsáveis pelo o aumento dos efeitos maléficos do tabaco. 'Esses fatores fazem com que o material particulado presente na fumaça penetre mais facilmente nas mucosas das vias aéreas, causando irritações nos olhos, na garganta e nos pulmões', afirma . Essas exposições, se for habitual, pode até provocar o aparecimentos de doenças graves.
34. Está declarada a guerra entre industria do fumo e a saúde . Pesquisas revelam que fumar nào é um hábito, mas uma severa dependência neuroquímica que leva à morte os viciados e os fumantes passivos....vitimas inocentes da industria do cigarro.
35. As pessoas que fumam cigarros apresentam os mesmos sintomas de dependentes que consumidores de cocaína, frisaram recentemente as autoridades sanitarias americanas.
36. Fumantes passivos correm mais risco de infarto e derrame do que pensam. Cientistas norte-americanos consequiram provar, pela primeira vez, que o fumo pode causar danos cumulativos e irreversíveis aos vasos sanguíneos, levando ao infarto e ao derrame. Especialistas acreditam que o estudo- o maior já realizado, relacionando o fumo passivo e danos cardíacos pode levar à proibição do fumo em locais públicos, nos locais em que ainda não existe tal proibição. A pesquisa envolveu um total de 10.914 pessoas. Trata-se de mais um poderoso golpe contra a indústria tabagista mundial, que fatura anualmente muitos bilhões de dólares.
37. O vício de fumar mata uma pessoa a cada dez segundos no mundo. Além disso, vai matar 9% da população mundial atual, ou em torno de 500 milhões de indivíduos, se for mantido o atual nível de consumo, como advertiu o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Hiroshi Nakajima.
39. Existem hoje, no mundo, 1 bilhão de fumantes, sendo 75% no terceiro mundo.
40. Nove por cento da população mundial está ameaçada de morte por doenças relacionadas ao fumo.
41. Os números assustam . O Brasil tem 32 mil crianças entre cinco e nove anos que fumam regularmente. Ao todo, são 30,6 milhões de fumantes num país que registra, a cada ano, 80 mil mortes devido ao consumo de cigarro. Mais impressionante do que o números divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) é a têndencia, já constatada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de que deve aumentar ainda mais o consumo de cigarros nos países em desenvolvimento-uma compensação pela queda no número de fumantes no países desenvolvidos, onde há leis mais rígidas e campanhas mais intensas contra o cigarro.
42. Segundo a OMS, nos países desenvolvidos há 300 milhões de fumantes, sendo 200 milhões de homens e 100 de mulheres. Nos países em desenvolvimento eles somam 800 milhões, dos quais 700 milhões são homens e 100 milhões, mulheres.
43. Os fumantes representam um terço do total da população adulta mundial. São 3 milhões de mortes por ano devido ao consumo de cigarro, o equivalente a uma morte a cada dez segundos devido a doenças que têm entre suas principais causas o fumo. Se nada for feito, a expectativa é que essas mortes chequem a 10 milhões por ano a partir de 2020, sendo que 70% delas ocorrerão nos países em desenvolvimentos afirmou Neil Collishaw, chefe do programa tabaco ou saúde da OMS, durante visita ao Inca.
44. Se nada for feito, em 20 anos o Brasil viverá o equivalente a uma epidemia de infartos agudos do miocárdio, câncer do pulmão, enfisema, bronquite, derrame cerebral, arteriosclerose, infecções respiratórias e úlceras digestivas todas doenças associadas ao consumo do cigarro. Um dos problemas é que, nos paíss em desenvolvimento, os profissionais de saúde estão mais preocupados com doenças infeciosas, que matam muito, principalmente crianças. Mas as doenças crônicas, que em boa parte estão associadas ao fumo, já estão matando mais e a tendência é de que passem a matar cada vez mais do que as infecciosas afirmou a coordenadoria do tabagismomo do Inca.
45. A primeira causa de morte por câncer nos homens é o pulmão. Em 90% dos casos de câncer no pulmão, o paciente é fumante. Nos EUA, o cigarro tornou-se a primeira causa morte por câncer na mulher, superando até mesmo o cancêr ginecológico. Quando a doença atinge o pulmão, sua evolução é muito mais rápida.
46. Na tentativa de tentar se igualar ao homem, a mulher adquiriu até mesmos hábitos nocivos, como o uso do cigarro. Hoje, a proporção de homem e mulheres fumantes é quase a mesma. Em 86, um levantamento realizado no Brasil mostrou que o tabagismo e as doenças desenvolvidas em decorrência dele levaram a 125 mil mortes. Metade dos casos de infarto e derrame estão relacionados ao hábito de fumar, assim como 80% dos efisemas pulmonares. O cigarro age negativamente potencializando a úlcera, a gastrite, a osteoporose e o envelhecimento precoce.
47. O cigarro mata anualmente 3.5 milhões de pessoas até o final do século deve matar mais 12 milhões de pessoa. É a maior causa de doenças evitável, porque a pessoa só desenvolve as doenças devido ao cigarro e só fuma por opção.
48. O cigarro é composto por mais de 4000 substancias, sendo que 40 delas são cancerigênas.
49. A propaganda da indústria do tabaco, que diz que há cigarros de baixo teor de alcatrão e nicotina, omite as outras substâncias que podem trazer problemas. Sem alcatrão e nicotina o fumante compensa fumando mais cigarros. Além do mais, diminuindo a concentação de nicotinas e de alcatrão, a indústria se utiliza de outras substâncias químicas, também nocivas. É um engodo muito grande.
50. O que engana muito é o cigarro de palha, que muitos dizem ser nocivo, por ser natural. Na verdade, um cigarro de palha equivalente a três cigarros industrializados.
51. Cigarros 'lights' também fazem mal à saúde. Conclusão de pesquisa de epidemiologistas suiços com 7.423 pacientes com câncer de pulmão. A única diferença é que, enquanto os cigarros de altos teores de alcatrão tendem a desenvolver tumores nas vias respiratórias principais, os de baixo teor os provocam nas vias periféricas.
52. Fumar - uma prática diária de milhares de pessoas - 30,6 milhões só no Brasil - tem provocado o aumento alarmante dos casos de câncer de pulmão em mulheres. As estatísticas mostram que, a partir de 1997, o índice de óbitos aumentou 80%, saltando de 2,47 em cada 100 mil mulheres, para 4,74 no mesmo universo. A incidência de doenças pulmonares nesse grupo chega a superar os casos de câncer no colo do útero. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para esse ano, é que 4.323 mulheres morram de câncer pulmonar no País, contra 3.606 que se tornarão vítimas fatais de câncer no colo do útero.
53. No Brasil, um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1989, apontou que existem 30,6 milhões de fumantes, sendo que mais de 80 mil morrem anualmente por doenças provocadas pelo fumo. No Brasil, um levantamento do IBGE de 1989 apontou que existem 30,6 milhões de fumantes, sendo que mais de 80 mil morrem anualmente por doenças provocadas pelo fumo. Esse mesmo estudo concluiu que no País os homens começam a fumar ainda na idade escolar, enquanto que as mulheres só aderem ao vício mais tarde. O que explica o fato de que mesmo tendo aumentado o número de câncer de pulmão entre o público feminino, os homens ainda liderem as estimativas de casos e óbitos em decorrência da doença.
54. As pesquisas mostram que apenas 20% dos adolescentes que experimentam o cigarro conseguirão largá-lo e que 90% das pessoas dependentes de cigarro começaram a fumar na adolescência. Como o adolescente é o público alvo das indústrias de tabaco são importantes decisões como as tomadas na Europa, onde as carteiras de cigarro devem conter na embalagem fotos de pessoas com doenças geradas pelo fumo
55. Uma rede nacional de rádio está dando num bom exemplo: botou no ar uma campanha contra o hábito de fumar, que tem como slogan "o cigarro mata". E pra ser mais convincente, a emissora não aceita mais veicular propaganda de cigarros, desprezando as altas somas que as fábricas do produto investem em publicidade
56. Cerca de1 milhão... . de pessoas morreram nos últimos 30 anos em virtude de doenças decorrentes do tabagismo, segundo o Inca, Instituto Nacional do Câncer
57. Se outros motivos não houvesse para parar de fumar - e são tantos - bastaria um deles, que o Ministério da Saúde anuncia com todas as letras, após aqueles comerciais maravilhosos de homens cercados por lindas mulheres: "Fumar causa impotência sexual". Assim como o fumo entope artérias do coração e pode levar ao infarto, também entope os pequenos vasos sangüíneos do pênis.
58. O hábito de fumar maconha pode provocar infertilidade masculina. É o que revela recente pesquisa coordenada pela farmacologista Cláudia Rhoden, da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre.O estudo, publicado na Revista Brasileira de Medicina, revela que a maconha também danifica os sistemas cardiovascular imunológico, respiratório e nervoso. O hábito considerado charme, durante as décadas de 70 e 80, chega ao fim do século vinte representando um dos maiores males à saúde feminina. Fumar - uma prática diária de milhares de pessoas - 30,6 milhões só no Brasil - tem provocado o aumento alarmante dos casos de câncer de pulmão em mulheres. As estatísticas mostram que, a partir de 1997, o índice de óbitos aumentou 80%, saltando de 2,47 em cada 100 mil mulheres, para 4,74 no mesmo universo. A incidência de doenças pulmonares nesse grupo chega a superar os casos de câncer no colo do útero. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para esse ano, é que 4.323 mulheres morram de câncer pulmonar no País, contra 3.606 que se tornarão vítimas fatais de câncer no colo do útero. Atualmente, o tabagismo mata, em todo o mundo, cerca de 3 milhões de pessoas por ano. Se a atual tendência de consumo não for revertida, a expectativa é que a partir de 2002, a epidemia tabagística seja responsável por 10 milhões de mortes anualmente. No Brasil, um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1989, apontou que existem 30,6 milhões de fumantes, sendo que mais de 80 mil morrem anualmente por doenças provocadas pelo fumo.

quinta-feira, 4 de março de 2010

DANÇA DA DEUSA OU DA BUDA DE MIL MÃOS

Dançarinas do Grupo de Artes Performativas da Associação Chinesa de Pessoas com Deficiência auditiva em que 21 dançarinos  exibem o seu número mais conhecido, a dança Qianshou Kuanyin, ou Bodhisattva de 1000 mãos ou  a dança das mil mãos, vale a pena ver.

Um Vídeo deslumbrante.


http://www.youtube.com/watch?v=Iq9IOkWYlyY

FILTRO SOLAR

Nunca deixem de usar filtro solar!
Se eu pudesse dar uma só dica sobre o futuro,seria esta: use filtro solar.Os benefícios a longo prazo do uso de filtro solar
estão provados e comprovados pela ciência;
já o resto de meus conselhos não tem outra base confiável além de minha própria experiência errante.

Mas agora eu vou compartilhar esses conselhos com vocês.
Aproveite bem, o máximo que puder, o poder e a beleza da juventude.
Ou, então, esquece... Você nunca vai entender mesmo o poder
e a beleza da juventude até que tenham se apagado.
Mas, pode crer, daqui a vinte anos, você vai evocar as suas fotos e
perceber de um jeito - que você nem desconfia hoje em dia
quantas tantas alternativas se lhe escancaravam à sua frente,
e como você realmente tava com tudo em cima.
Você não é tão gordo(a) quanto pensa!

Não se preocupe com o futuro.
Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba que pré-ocupação
é tão eficaz quanto mascar chiclete
para tentar resolver uma equação de álgebra.
As encrencas de verdade de sua vida tendem a vir de coisas que nunca
passaram pela sua cabeça preocupada, e te pegam no ponto fraco às quatro
da tarde de uma terça-feira modorrenta.
Todo dia enfrente pelo menos uma coisa que te meta medo de verdade.
Cante.

Não seja leviano com o coração dos outros.
Não ature gente de coração leviano.
Use fio dental.
Não perca tempo com inveja.
Às vezes se está por cima,
às vezes por baixo.
A peleja é longa e, no fim,
é só você contra você mesmo.
Não esqueça os elogios que receber.
Esqueça as ofensas.
Se conseguir isso, me ensine.
Guarde as antigas cartas de amor.
Jogue fora os extratos bancários velhos.
Estique-se.

Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida.
As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam,
aos vinte e dois, o que queriam fazer da vida.
Alguns dos quarentões mais interessantes que conheço ainda não sabem.
Tome bastante cálcio.
Seja cuidadoso com os joelhos.
Você vai sentir falta deles.
Talvez você case, talvez não.
Talvez tenha filhos, talvez não.
Talvez se divorcie aos quarenta, talvez dance ciranda em suas bodas de diamante.
Faça o que fizer, não se auto-congratule demais, nem seja severo demais com você.
As suas escolhas tem sempre metade das chances de dar certo.
É assim pra todo mundo.

Desfrute de seu corpo.
Use-o de toda maneira que puder. Mesmo.
Não tenha medo de seu corpo ou do que as outras pessoas possam achar dele.
É o mais incrível instrumento que você jamais vai possuir.
Dance.
Mesmo que não tenha aonde além de seu próprio quarto.
Leia as instruções, mesmo que não vá segui-las depois.
Não leia revistas de beleza. Elas só vão fazer você se achar feio.

Dedique-se a conhecer os seus pais.
É impossível prever quando eles terão ido embora, de vez.
Seja legal com seus irmãos. Eles são a melhor ponte com o seu passado
e possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro.
Entenda que amigos vão e vem, mas nunca abra mão de uns poucos e bons.
Esforce-se de verdade para diminuir as distâncias geográficas
e de estilos de vida, porque quanto mais velho você ficar,
mais você vai precisar das pessoas que conheceu quando jovem.

More uma vez em Nova York, mas vá embora antes de endurecer.
More uma vez no Havaí, mas se mande antes de amolecer.
Viaje.

Aceite certas verdades inescapáveis:
Os preços vão subir. Os políticos vão saracotear.
Você, também, vai envelhecer.
E quando isso acontecer, você vai fantasiar que quando era jovem,
os preços eram razoáveis, os políticos eram decentes,
e as crianças, respeitavam os mais velhos.
Respeite os mais velhos.
E não espere que ninguém segure a sua barra.
Talvez você arrume uma boa aposentadoria privada.
Talvez case com um bom partido.
Mas não esqueça que um dos dois pode de repente acabar.

Não mexa demais nos cabelos senão quando você chegar aos quarenta
vai aparentar oitenta e cinco.
Cuidado com os conselhos que comprar,
mas seja paciente com aqueles que os oferecem.
Conselho é uma forma de nostalgia.
Compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado do lixo, esfregá-lo,
repintar as partes feias e reciclar tudo por mais do que vale.

Mas no filtro solar, acredite!

Pedro Bial
Composição: Mary Schmich

FILTRO SOLAR COM PEDRO BIAL

ESPIRITO ESPORTIVO

Existem situações na vida que nos fazem acreditar que é sempre possível sermos melhores do que somos ! Temos aqui um bom exemplo:
Durante um jogo de futebol, na Holanda, um jogador da equipe de vermelho -o Ajax -sofreu uma falta e ficou contundido, caído no chão.
Um dos jogadores da equipe adversária - de amarelo - Como é hábito,atirou a bola para fora para que o jogador fosse atendido..
Quando o jogador ficou recuperado, o lançamento pertenceu ao Ajax (de vermelho) e, como manda o desportivismo, um jogador do Ajax tentou devolver a bola para o campo do adversário.Só que o fez de forma desajeitada e, sem querer, acabou por meter a bola no gol.
Todos, incluíndo o jogador que, sem querer, fez o gol, ficaram atrapalhados. Mas o arbitro corretamente considerou o gol válido!
A bola voltou ao centro para o jogo ser retomado com aquele injusto resultado.
Foi nesse momento que os jogadores do Ajax, com grande espírito desportivo, rapidamente tomaram uma resolução: ficarem todos quietos para permitir que os adversários - os de amarelo fizessem eles também um gol para repor a justiça no resultado. E foi isso que aconteceu!!!
É impressionante o sentido de justiça da equipe do Ajax de vermelho - e o bom entendimento entre todos eles para que nenhum se movimentasse. Eles queriam ganhar, mas a vitória teria que ser "limpa" e "justa"!
Repassem este "texto". Para que chegue a todos: Às Famílias, às Escolas, às Empresas... Quem sabe se chega também ao congresso, ao Governo, aos Tribunais... (se puder desenhe para melhor compreensão) Todos precisamos aprender com exemplos de HONESTIDADE.
A Ética é isto: O gol foi legal, mas imoral.
Para um país ser considerado de 1º mundo não basta ter uma economia de 1ª, precisa também que seu povo tenha uma educação.
A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda.(Paulo Freire)
"Solidariedade, amigos, não se agradece, comemora-se." (Betinho)
"Não me agrada aconselhar porque, em todos os casos, se trata de uma responsabilidade desnecessária." [ Albert Einstein ]
Um homem praticando o espírito esportivo é melhor do que se tivesse uma centena lhe ensinando. (Autor desconhecido)
"Um por todos e todos pelo Espírito Desportivo"
(Autor desconhecido)