Páginas

quinta-feira, 4 de março de 2010

ESPIRITO ESPORTIVO

Existem situações na vida que nos fazem acreditar que é sempre possível sermos melhores do que somos ! Temos aqui um bom exemplo:
Durante um jogo de futebol, na Holanda, um jogador da equipe de vermelho -o Ajax -sofreu uma falta e ficou contundido, caído no chão.
Um dos jogadores da equipe adversária - de amarelo - Como é hábito,atirou a bola para fora para que o jogador fosse atendido..
Quando o jogador ficou recuperado, o lançamento pertenceu ao Ajax (de vermelho) e, como manda o desportivismo, um jogador do Ajax tentou devolver a bola para o campo do adversário.Só que o fez de forma desajeitada e, sem querer, acabou por meter a bola no gol.
Todos, incluíndo o jogador que, sem querer, fez o gol, ficaram atrapalhados. Mas o arbitro corretamente considerou o gol válido!
A bola voltou ao centro para o jogo ser retomado com aquele injusto resultado.
Foi nesse momento que os jogadores do Ajax, com grande espírito desportivo, rapidamente tomaram uma resolução: ficarem todos quietos para permitir que os adversários - os de amarelo fizessem eles também um gol para repor a justiça no resultado. E foi isso que aconteceu!!!
É impressionante o sentido de justiça da equipe do Ajax de vermelho - e o bom entendimento entre todos eles para que nenhum se movimentasse. Eles queriam ganhar, mas a vitória teria que ser "limpa" e "justa"!
Repassem este "texto". Para que chegue a todos: Às Famílias, às Escolas, às Empresas... Quem sabe se chega também ao congresso, ao Governo, aos Tribunais... (se puder desenhe para melhor compreensão) Todos precisamos aprender com exemplos de HONESTIDADE.
A Ética é isto: O gol foi legal, mas imoral.
Para um país ser considerado de 1º mundo não basta ter uma economia de 1ª, precisa também que seu povo tenha uma educação.
A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda.(Paulo Freire)
"Solidariedade, amigos, não se agradece, comemora-se." (Betinho)
"Não me agrada aconselhar porque, em todos os casos, se trata de uma responsabilidade desnecessária." [ Albert Einstein ]
Um homem praticando o espírito esportivo é melhor do que se tivesse uma centena lhe ensinando. (Autor desconhecido)
"Um por todos e todos pelo Espírito Desportivo"
(Autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário