Páginas

sexta-feira, 5 de março de 2010

RAZÕES PARA VOCÊ PARAR DE FUMAR

1) Crianças asmáticas, em geral, têm pais fumantes.
2) Se todas as pessoas parassem de fumar ao mesmo tempo, o índice de câncer cairia em 30% em todo o mundo.
3) Crianças asmáticas, em geral, têm pais fumantes. O fumante passivo, ou involuntário, fuma de 30% a 50% do que o ativo fuma, principalmente em ambientes fechados, onde não há renovação do ar. Fumar fora de casa pode amenizar, mas ao entrar no ambiente o fumante traz o cheiro no corpo todo, no hálito, nas roupas, o que também é prejudicial para os asmáticos. Em geral, a criança asmática é fumante passiva.
4) Dados do Ministério da Saúde mostram que 90% dos casos de câncer de pulmão , 75% dos casos de bronquite crônica e 35% dos casos de infarto do miocárdio entre relacionados de vício do tabagismo.
5) Estima-se que 10 mil brasileiros morram anualmente em conseqüência de doenças relacionados ao tabagismo.
6) Quem fuma uma carteira de cigarros pôr dia , consome em uma semana , 400mg de nicotina. Consome , em doses "Homeopáticas ", uma quantidade suficiente para matar um ser humano se for consumida de uma só vez.
7) A fumaça do cigarro inalada pelas crianças pode causar graves infecções no ouvido. Um estudo com 600 crianças de 36 escolas canadenses, concluiu que aquelas expostas ao fumo passivo correm risco maior de sofrer infecções no ouvido médio. As crianças que respiram fumaça de cigarro em casa ou em outros lugares nos primeiros anos de vida são mais propensas a sofrer freqüentemente de infecções de ouvido. Em alguns casos a infecção pode se tornar crônica. Os pesquisadores analisaram a exposição das crianças ao cigarro, assim como alimentação, condições escolares, nível sócio-econômico familiar e outros fatores que podem influir no risco de infecções. Para determinar com maior exatidão o grau de exposição das crianças à fumaça do cigarro, eles analisaram em laboratório amostras de cabelo das crianças pesquisadas.
8) O fumo é principal causa de muitas doenças graves , inclusive o câncer de pulmão e doenças do coração e circulação.
9) Parando de fumar , suas probabilidades de ter doenças relacionadas como tabaco diminuir a cada dia que passa .
10) Um fumante médio tem 15 dia vezes mais chance de morrer de câncer no pulmão do que o não fumante . As chances diminuem após parar de fumar , e depois de 15 anos os riscos são os mesmos de um não fumantes .
11) A nicotina é droga que vicia e age no sistema nervoso , aumentando o ritmo cardíaco e o risco de se desenvolver ver ritmo cardíaco anormal .
12) Há riscos graves associados ao fumo na gravidez, pois a nicotina e o monóxido de carbono na corrente sangüínea contraem os vazos sangüíneos na placenta , fazendo com que menos oxigênio e nutrientes cheguem ao bebê . Isso pode prejudiacar muito o crescimento do feto , que pode nascer abaixo do peso.
13) O alcatrão contido na fumaça do tabaco se acumula como um visco que congestiona e irrita os pulmões e outras partes do aparelho respiratório, provocando distúrbios como bronquite crônica, efizema , e em alguns casos câncer no pulmão , uma doença gravíssima que é quase desconhecidas em não fumantes .
14) Os produtos tóxicos do alcatrão também são absorvidos pela corrente sangüínea , e depois eliminados pela urina . A presença dessas substâncias irritantes na bexiga contribui para o desenvolvimento de câncer na bexiga.
15) Provados os efeitos nocivos do fumo ao viciado, uma nova bateria de estudos mostra cientificamente iguais riscos aos não fumantes . Depois de acompanhar 6.600 pessoas que vivem com fumantes , a Associação Médica Britânica concluiu que a inalação passiva da fumaça aumenta em 30% os riscos de câncer.
16) Os pulmões têm cílios, estruturas semelhantes a apelos, que varrem para fora as impurezas e a secreção natural . Cada cigarro interrompe pôr duas horas a ação desses cílios .Conclusão: quanto mais se fuma, mas se acumula impurezas nos pulmões . E o alcatrão depositado desenvolve ação cancerígena.
17) Cada cigarro fumado diminui sua vida em 14 minutos. Meio maço pôr dia significa menos duas horas e 20 minutos.
18) As mulheres de fumantes estão 19 pôr cento mais propícias a morrer de problemas cardíacos do que as mulheres de não fumantes . Nos homens , o índice é de 23 pôr cento nos casados com mulheres fumantes . O ideal , pôr tanto, é um casamento sem fumaça no meio.
19) Pelo menos 32 mil crianças de cinco a nove anos fumam regularmente no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer considera este número preocupante , colhido pelo IBGE.
20. Se você é fumante, fuja dos Estados Unidos, ou largue o vício. Em Nova York, por exemplo, o cigarro só perde em falta de popularidade para estuprador e molestador de crianças.
21. Pessoas que fumam diariamente têm o dobro do risco de sofrer de depressão. Além disso, pessoas que sofrem de depressão seriam mais propensas a aumentar a quantidade de cigarros fumados por dia. O Henry Ford Health System, de Detroit, estudou mil adultos de 21 a 30 anos durante cinco anos e concluiu: pessoas deprimidas usam a nicotina como automedicação, e quem fuma apenas eventualmente mas é deprimido têm três vezes mais chances de se tornar um fumante diário.
22. Revelação de pesquisa fumacenta, com 2.000 mil executivos e executivas do Brasil: em dois anos de Real, caiu em 15% o tabagismo entre os homens . Em mulheres aumentou em 10%.
23. Fumar durante a gravidez pode aumentar o risco de complicações respiratórias, na formação congênita. A fumaça entra nos alvéolos do pulmão, e na corrente sanguínea e vai direto para o bebê. A nicotina também circula pelo cérebro da gestante e pelo cordão umbilical. As sequelas são bebê de baixo peso corporal e cerebral, e menos inteligente.
24. Mães fumantes tem 50% mais chance de aborto espontâneo.
25 Pesquisas recente confirmam que o tabagismo tem prejudicado a saúde das mulheres de maneira diferente que a dos homens, e que os efeitos das substâncias tóxicas que compõem o cigarro às características anatômicas, hormonais e fisiológicas que predispõem a doenças. O cigarro tem grande poder deletério sobre o organismo feminino, não apenas na gestação, mas também na fase reprodutiva, sua associação com anticoncepcionais leva a maior incidência de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e doenças tromboembólicas, sendo que este risco relacionado diretamente com a idade da paciente. Há estudos relacionando o fumo com diminuição da fertilidade feminina, pôr uma menor produção ovariana de estrogênios.
26.O hispoestrogenismo causado pelo fumo tem graves resultados sobre o sexo feminino, como a antecipação da menopausa de um a três anos, e a osteoporose que implica em maior risco de fraturas, além de causar um menor índice de colágeno na epiderme, levando ao surgimento de rugas mais precocemente.
27. Em crianças, dificuldades no aprendizado estão relacionadas com substâncias tóxicas assimiladas por mães fumantes durante a gestação, que levariam a um menor desenvolvimento do sistema nervoso central, por déficit de circulação e oxigenação já na vida intra-uterina.
28.Apesar de o tabagismo ser um fator de risco importante relacionado com doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial sistêmica, ele também predispõe ao câncer da boca, faringe, esôfago, rim, bexiga e colo do útero. Deixar de fumar tem grande efeito benéfico, havendo diminuição do risco de câncer de pulmão, do colo do útero, e de doenças cardiovasculares.
29. As mulheres freqüentemente associam o cigarro a emoções negativas como depressão, "estresse", raiva e solidão, às quais podem estar expostas. Submeter-se, portanto, a um plano de tratamento do tabagismo significa não apenas evitar lapsos e recaídas, mas é um desafio que implica em reconquistar o direito à beleza e à qualidade de vida.
28. Cuidado com a nicotina! Adverte estudo publicado na revista científica. "Nature": é tão perigosa quanto a cocaína, a heroína, a morfina, a dopanina, e tantas outras drogas que rimam com ina.
29.Existe um consenso na sociedade de que o ato de fumar é considerado normal e os não fumantes é que incomodam ou são diferentes. No entanto existem 4.720 substâncias na fumaça do cigarro . Destas, pelo menos 40 já foram isoladas e caracterizadas com cancerígenas. A informação é do clínico Alcides Prante Júnior, do Núcleo de Atendimento ao Fumante do Hospital Militar, em Curitiba. Outras substâncias são radioativas, ou classificadas como irritantes das vias aéreas superiores ou os índices de nicotina e monóxido de carbono estão maiores que o máximo recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
30. O cigarro é o maior multitóxico que o homem traz para o organismo.
31. A nicotina provoca a dependência. O monóxido de carbono afeta a vitalidade dos tecidos e diminui o calibre dos vasos sangüíneos e outras substâncias comprometem os pulmões dificultando a purificação da árvore respiratória .
32. Está cada vez mais difícil ouvir a outrora tradicional pergunta da hora do check-in: 'Fumante ou não fumante?'. A onda antitabagista chegou de vez os aviões. Empurradas pela quase neurótica discriminação americana contra as apreciadores de tabaco, empresas como American Air Lines, United Airlines e Canadian Airlines - entre as maiores do mundo - já não aceitam o cigarro em nenhuma de suas rotas. As empresas brasileiras ainda tentam lutar contra a tendência, considerada pôr alguns irreversível. A área de fumantes nos aviões tem diminuído sensivelmente, no entanto. Na VASP, pôr exemplo, são apenas duas fileiras. A primeira empresa a adotar a proibição ao fumo foi a Canadian, que aboliu o fumacê aéreo há quase oito anos . Depois veio a United, seguida de perto pela American. Pelo bem-estar dos funcionários e dos próprios passageiros, parece não haver volta para a decisão, confirma o gerente de vendas da Canadian no Brasil, o ex-fumante Gleyson Ranieri. A proposta deu tão certo que hoje usamos a proibição como arma para aumentar vendas.
33. José Rosemberg, presidente da comissão de Prevenção e Controle de Tabagismo da Secretaria Estadual de Saúde, um dos maiores especialistas do ramo no Brasil, afirma que os danos causados pela fumaça do cigarro se multiplicam no ambiente de uma cabine de avião. As condições atmosféricas são as piores possíveis para o tabagismo, diz. ' E quem mais sofre com isso é a tripulação.' Ele aponta a baixa umidade relativa do ar- em torno de 15% durante o vôo- e a menor pressão atmosférica interna como os principais responsáveis pelo o aumento dos efeitos maléficos do tabaco. 'Esses fatores fazem com que o material particulado presente na fumaça penetre mais facilmente nas mucosas das vias aéreas, causando irritações nos olhos, na garganta e nos pulmões', afirma . Essas exposições, se for habitual, pode até provocar o aparecimentos de doenças graves.
34. Está declarada a guerra entre industria do fumo e a saúde . Pesquisas revelam que fumar nào é um hábito, mas uma severa dependência neuroquímica que leva à morte os viciados e os fumantes passivos....vitimas inocentes da industria do cigarro.
35. As pessoas que fumam cigarros apresentam os mesmos sintomas de dependentes que consumidores de cocaína, frisaram recentemente as autoridades sanitarias americanas.
36. Fumantes passivos correm mais risco de infarto e derrame do que pensam. Cientistas norte-americanos consequiram provar, pela primeira vez, que o fumo pode causar danos cumulativos e irreversíveis aos vasos sanguíneos, levando ao infarto e ao derrame. Especialistas acreditam que o estudo- o maior já realizado, relacionando o fumo passivo e danos cardíacos pode levar à proibição do fumo em locais públicos, nos locais em que ainda não existe tal proibição. A pesquisa envolveu um total de 10.914 pessoas. Trata-se de mais um poderoso golpe contra a indústria tabagista mundial, que fatura anualmente muitos bilhões de dólares.
37. O vício de fumar mata uma pessoa a cada dez segundos no mundo. Além disso, vai matar 9% da população mundial atual, ou em torno de 500 milhões de indivíduos, se for mantido o atual nível de consumo, como advertiu o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Hiroshi Nakajima.
39. Existem hoje, no mundo, 1 bilhão de fumantes, sendo 75% no terceiro mundo.
40. Nove por cento da população mundial está ameaçada de morte por doenças relacionadas ao fumo.
41. Os números assustam . O Brasil tem 32 mil crianças entre cinco e nove anos que fumam regularmente. Ao todo, são 30,6 milhões de fumantes num país que registra, a cada ano, 80 mil mortes devido ao consumo de cigarro. Mais impressionante do que o números divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) é a têndencia, já constatada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de que deve aumentar ainda mais o consumo de cigarros nos países em desenvolvimento-uma compensação pela queda no número de fumantes no países desenvolvidos, onde há leis mais rígidas e campanhas mais intensas contra o cigarro.
42. Segundo a OMS, nos países desenvolvidos há 300 milhões de fumantes, sendo 200 milhões de homens e 100 de mulheres. Nos países em desenvolvimento eles somam 800 milhões, dos quais 700 milhões são homens e 100 milhões, mulheres.
43. Os fumantes representam um terço do total da população adulta mundial. São 3 milhões de mortes por ano devido ao consumo de cigarro, o equivalente a uma morte a cada dez segundos devido a doenças que têm entre suas principais causas o fumo. Se nada for feito, a expectativa é que essas mortes chequem a 10 milhões por ano a partir de 2020, sendo que 70% delas ocorrerão nos países em desenvolvimentos afirmou Neil Collishaw, chefe do programa tabaco ou saúde da OMS, durante visita ao Inca.
44. Se nada for feito, em 20 anos o Brasil viverá o equivalente a uma epidemia de infartos agudos do miocárdio, câncer do pulmão, enfisema, bronquite, derrame cerebral, arteriosclerose, infecções respiratórias e úlceras digestivas todas doenças associadas ao consumo do cigarro. Um dos problemas é que, nos paíss em desenvolvimento, os profissionais de saúde estão mais preocupados com doenças infeciosas, que matam muito, principalmente crianças. Mas as doenças crônicas, que em boa parte estão associadas ao fumo, já estão matando mais e a tendência é de que passem a matar cada vez mais do que as infecciosas afirmou a coordenadoria do tabagismomo do Inca.
45. A primeira causa de morte por câncer nos homens é o pulmão. Em 90% dos casos de câncer no pulmão, o paciente é fumante. Nos EUA, o cigarro tornou-se a primeira causa morte por câncer na mulher, superando até mesmo o cancêr ginecológico. Quando a doença atinge o pulmão, sua evolução é muito mais rápida.
46. Na tentativa de tentar se igualar ao homem, a mulher adquiriu até mesmos hábitos nocivos, como o uso do cigarro. Hoje, a proporção de homem e mulheres fumantes é quase a mesma. Em 86, um levantamento realizado no Brasil mostrou que o tabagismo e as doenças desenvolvidas em decorrência dele levaram a 125 mil mortes. Metade dos casos de infarto e derrame estão relacionados ao hábito de fumar, assim como 80% dos efisemas pulmonares. O cigarro age negativamente potencializando a úlcera, a gastrite, a osteoporose e o envelhecimento precoce.
47. O cigarro mata anualmente 3.5 milhões de pessoas até o final do século deve matar mais 12 milhões de pessoa. É a maior causa de doenças evitável, porque a pessoa só desenvolve as doenças devido ao cigarro e só fuma por opção.
48. O cigarro é composto por mais de 4000 substancias, sendo que 40 delas são cancerigênas.
49. A propaganda da indústria do tabaco, que diz que há cigarros de baixo teor de alcatrão e nicotina, omite as outras substâncias que podem trazer problemas. Sem alcatrão e nicotina o fumante compensa fumando mais cigarros. Além do mais, diminuindo a concentação de nicotinas e de alcatrão, a indústria se utiliza de outras substâncias químicas, também nocivas. É um engodo muito grande.
50. O que engana muito é o cigarro de palha, que muitos dizem ser nocivo, por ser natural. Na verdade, um cigarro de palha equivalente a três cigarros industrializados.
51. Cigarros 'lights' também fazem mal à saúde. Conclusão de pesquisa de epidemiologistas suiços com 7.423 pacientes com câncer de pulmão. A única diferença é que, enquanto os cigarros de altos teores de alcatrão tendem a desenvolver tumores nas vias respiratórias principais, os de baixo teor os provocam nas vias periféricas.
52. Fumar - uma prática diária de milhares de pessoas - 30,6 milhões só no Brasil - tem provocado o aumento alarmante dos casos de câncer de pulmão em mulheres. As estatísticas mostram que, a partir de 1997, o índice de óbitos aumentou 80%, saltando de 2,47 em cada 100 mil mulheres, para 4,74 no mesmo universo. A incidência de doenças pulmonares nesse grupo chega a superar os casos de câncer no colo do útero. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para esse ano, é que 4.323 mulheres morram de câncer pulmonar no País, contra 3.606 que se tornarão vítimas fatais de câncer no colo do útero.
53. No Brasil, um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1989, apontou que existem 30,6 milhões de fumantes, sendo que mais de 80 mil morrem anualmente por doenças provocadas pelo fumo. No Brasil, um levantamento do IBGE de 1989 apontou que existem 30,6 milhões de fumantes, sendo que mais de 80 mil morrem anualmente por doenças provocadas pelo fumo. Esse mesmo estudo concluiu que no País os homens começam a fumar ainda na idade escolar, enquanto que as mulheres só aderem ao vício mais tarde. O que explica o fato de que mesmo tendo aumentado o número de câncer de pulmão entre o público feminino, os homens ainda liderem as estimativas de casos e óbitos em decorrência da doença.
54. As pesquisas mostram que apenas 20% dos adolescentes que experimentam o cigarro conseguirão largá-lo e que 90% das pessoas dependentes de cigarro começaram a fumar na adolescência. Como o adolescente é o público alvo das indústrias de tabaco são importantes decisões como as tomadas na Europa, onde as carteiras de cigarro devem conter na embalagem fotos de pessoas com doenças geradas pelo fumo
55. Uma rede nacional de rádio está dando num bom exemplo: botou no ar uma campanha contra o hábito de fumar, que tem como slogan "o cigarro mata". E pra ser mais convincente, a emissora não aceita mais veicular propaganda de cigarros, desprezando as altas somas que as fábricas do produto investem em publicidade
56. Cerca de1 milhão... . de pessoas morreram nos últimos 30 anos em virtude de doenças decorrentes do tabagismo, segundo o Inca, Instituto Nacional do Câncer
57. Se outros motivos não houvesse para parar de fumar - e são tantos - bastaria um deles, que o Ministério da Saúde anuncia com todas as letras, após aqueles comerciais maravilhosos de homens cercados por lindas mulheres: "Fumar causa impotência sexual". Assim como o fumo entope artérias do coração e pode levar ao infarto, também entope os pequenos vasos sangüíneos do pênis.
58. O hábito de fumar maconha pode provocar infertilidade masculina. É o que revela recente pesquisa coordenada pela farmacologista Cláudia Rhoden, da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre.O estudo, publicado na Revista Brasileira de Medicina, revela que a maconha também danifica os sistemas cardiovascular imunológico, respiratório e nervoso. O hábito considerado charme, durante as décadas de 70 e 80, chega ao fim do século vinte representando um dos maiores males à saúde feminina. Fumar - uma prática diária de milhares de pessoas - 30,6 milhões só no Brasil - tem provocado o aumento alarmante dos casos de câncer de pulmão em mulheres. As estatísticas mostram que, a partir de 1997, o índice de óbitos aumentou 80%, saltando de 2,47 em cada 100 mil mulheres, para 4,74 no mesmo universo. A incidência de doenças pulmonares nesse grupo chega a superar os casos de câncer no colo do útero. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para esse ano, é que 4.323 mulheres morram de câncer pulmonar no País, contra 3.606 que se tornarão vítimas fatais de câncer no colo do útero. Atualmente, o tabagismo mata, em todo o mundo, cerca de 3 milhões de pessoas por ano. Se a atual tendência de consumo não for revertida, a expectativa é que a partir de 2002, a epidemia tabagística seja responsável por 10 milhões de mortes anualmente. No Brasil, um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1989, apontou que existem 30,6 milhões de fumantes, sendo que mais de 80 mil morrem anualmente por doenças provocadas pelo fumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário